Rio Jacurutu de Santa Quitéria agoniza diante de tantas construções ao seu redor.

O rio que deveria ser bem tratado, é usado para receber o esgoto das residências.

Rio

           O rio Jacurutu de Santa Quitéria, á muito tempo vem agonizando com a ação humana, pois quando o mesmo passa pela sede do município, muito lixo, esgotamento sanitário estão sendo jogados dentro do mesmo, mostrando um incorreto descarte, e além disso, está sendo prejudicado com construções de edificações tomando o seu espaço, fazendo com que vá cada vez mais estreitando. Alguns moradores em coversa com a nossa reportagem, lamentam muito a situação, pois segundo relatos, um dia pode ocorrer uma grande cheia, e muitas famílias estarão sendo prejudicadas. E o que chama a atenção, segundo Germana Farias Aragão, que defende as questões ambientais do município, é que infelizmente a cidade foi mal planejada, e em uma eventual cheia, um dos bairros mais afetados, será o próprio centro da cidade, sendo que ruas de grande movimentação foram criadas praticamente dentro do rio, sendo claramente visível, que quem planejou a área não sabia que a cidade iria crescer tanto, ao ponto que chegou.” Lamentou a mesma.

          Um lugar onde também é lamentável, é um reservatório que fica dentro da Sede do município, conhecido popularmente como açude do 15, devido o mesmo ter sido construído no começo do século 20, e que atualmente quem passa perto, senti um odor muito forte, pois grande parte dos esgotos da cidade, também estão sendo jogados dentro deste açude, que para muitos deveria ser mais bem aproveitado.

         Isso infelizmente mostra um estado de despreparo, com relação ao tratamento de esgoto, e de melhor aproveitamento de vários pontos importantes, fica a dica para a gestão do município, através da Secretaria de Obras e Meio Ambiente,  ver uma melhoria referente ao afogamento do Rio Jacurutu. Que soluções possam ser tomadas de imediato para melhorar todas essas situações aqui citadas.

 

Repórter: Jarbas Freire.


  Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade de seus autores  

Publicidade

Vale Turismo
Oticas Quiroz
Fan Fitness
Som Records
Parafuso
Drogaria Santa Terezinha
Radiosnet

Facebook

Contador de visitas

00420684
Seu IP: 54.196.26.1
19/10/2018 02:00