O município de Santa Quitéria relembra Monsenhor Luiz Ximenes nos seus 25 anos de vida eterna.

O sacerdote se tornou eterno após dedicar toda a sua vida a evangelizar o povo deste município.

PEXIMENES

          Nesta sexta feira (04) de Outubro foi dia de celebrar São Francisco de Assis. Mas em Santa Quitéria teve algo mais a ser lembrado nesta data, pois foi o dia que Monsenhor Luiz Ximenes deixou este plano e partiu para o lado do Pai. Monsenhor Ximenes é natural de Camocim, nascido em 05 de Novembro de 1926, mas dedicou toda a sua vida sacerdotal ao povo católico de Santa Quitéria. Foram 42 anos servindo na evangelização deste povo. Foi por isso que em forma de reconhecimento e respeito pelo importante trabalho de evangelização realizado por este grande homem de Deus, que nesta data anualmente é decretado feriado no município.

         A despedida aconteceu no dia quatro (04) de Outubro de 1994 aos 68 anos, exatamente no dia de São Francisco de Assis, após ter celebrado a sua ultima missa, que na época era denominada missa do Vaqueiro. A população sentiu muito a sua partida, e nestes 25 anos muitas lembranças são guardadas na cabeça de quiterienses que conviveram, ouviram seus sermões, como na época se chamava as atuais homilias, e ouviam atentamente também seus conselhos. Algumas pessoas fizeram questão de nos relatar o grande homem que o mesmo foi, pois se destacava por sua grande humildade, e não ser tão apegado às coisas materiais e sim as coisas do alto.

           Monsenhor Ximenes tinha uma grande paixão pelas ferrovias, pois o seu pai era ferroviário. Em suas obras, ele descreveu muito sobre o assunto, inclusive destacando bastante em suas poesias que se encontram atualmente em seu museu que se localiza no município de Santa Quitéria. A nível de conhecimento histórico e cultural, muitos alunos visitam o vagão de trem localizado atualmente na Praça Senador Pompeu, a conhecida Praça da Matriz. E no seu museu ao lado do Salão Paroquial que também recebeu o seu nome. Atualmente ainda temos duas (02) escolas que foram batizadas em sua homenagem, aqui em Santa Quitéria e no município vizinho de Catunda onde o mesmo celebrou por muito tempo, quando o referido município ainda fazia parte do território quiteriense.

           Os restos mortais de Monsenhor Ximenes atualmente se encontram na Igreja Matriz de Santa Quitéria. O seu túmulo é diariamente visitado por pessoas que inclusive relatam ter alcançado graça por intercessão do Monsenhor.

          Nós que fazemos este site reconhecemos o tamanho da importância deste homem de fé para o nosso município.

 

Reportágem: Jarbas Frere.

 


  Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade de seus autores  

Publicidade

Óticas Global

Mercadinho m
Santa Quiteria Cell
Stúdio Beleza
jjjj
Yuri bb666
dede ferragens
Torres Auto Pecas
Exequiel Consertos
Fan Fitness
Projeto Som Records 2
Drogaria Santa Terezinha
Radiosnet

Facebook

Contador de visitas

00473565
Seu IP: 18.208.159.25
13/10/2019 19:50